Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sentir-naspalavras

sentir-naspalavras

PATRIMÓNIO não esquecido

A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) apresenta, esta sexta-feira, às 19h, uma moeda de colecção dedicada à Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico. A cunhagem dá continuidade à série dedicada ao património mundial classificado pela UNESCO, em Portugal.
A Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico foi classificada como Património Mundial da UNESCO em 2004 porque se trata de “um bem cultural e natural de valor universal incalculável”.
A região compreende uma área de 987 hectares e engloba os lajidos das freguesias da Criação Velha e de Santa Luzia. Mas para além de toda a riqueza natural e paisagística que a zona compreende, os “currais de pedra” ilustram singularmente a resistência do nosso povo.
A moeda é da autoria da escultora Paula Lourenço, apresenta no anverso uma vide emergindo das pedras vulcânicas, o escudo da República e o valor facial. No reverso surge, em relevo, a representação do cone vulcânico do Pico, parcialmente coberto pelas nuvens e, na sua base, uma interpretação dos chamados “currais de pedra”.
A moeda dedicada à paisagem cultural da vinha da ilha do Pico pode ser adquirida pelo preço de venda de 47,15 euros, nas lojas da INCM de Lisboa, Porto e Coimbra e em entidades bancárias.